Saudação

Saudação
Seja bem-vindo ao meu blog de gozação. Ria se for capaz, mas não esculache. Sou de PAZ.

sábado, 11 de dezembro de 2010

NOSTALGIA REMOTA E REUMATÁLGICA

Nos meus trinta e quatro anos, parece que foi no mês passado, eu trabalhava numa empresa do Paraná. Certa feita, um amigo narrou o papo de dois velhos que se encontraram na obra de construção da usina hidrelétrica. O diálogo foi mais ou menos assim:
- Velho, quanto tempo. Como é que vai, velho?
- Gozado, né? Só eu que fico velho, né palhaço?
O outro nem se deu conta e continuou todo festivo:
- Mas como é que vai, velho?
- Pra velho não se pergunta "como é que vai?", se pergunta "onde é que dói?"

Pois é, todas as algias se concentram de uma forma caótica na velhice. As dores poderiam, pelo menos, serem organizadas e se manisfestarem num lugar determinado num dia e, no dia seguinte escolherem outro diferente. E assim, sucessivamente, até percorrerem todo o espaço corporal. Garanto que iríamos sair ilesos do ataque de alguma delas. Não ia dar tempo. A vida acabaria antes por mortis causa advinda da consumação da existência terrena pela velhice.

Velho acaba virando palhaço. Eu, particularmente, acho que virei um palhaço.
É querer inventar alguma coisa que é típica de jovem para que alguém ache graça. Mas ficamos engraçados mesmos. Enrugamos, perdemos os dentes, os cabelos se vão, a massa muscular vai definhando e se concentrando na barriga...
Sexo? Só em sonho, e ainda se estivermos dormindo com o rádio ligado e sintonizado na Rádio Motel Globo. Esportes? Todos os relacionados com baralho. Visão? As coisas começam a desaparecer inexplicavelmente do lugar, sem ninguém as haver tirado. Não raramente, os óculos somem e reaparecem no alto da cabeça. Coisas pulam misteriosamente para dentro da geladeira. Sair de casa sempre requer um ensaio. Vai-se até um pedaço e volta-se umas porções de vezes buscar o que foi esquecido. Depois de umas três tentativas, o plano de voo se apaga e acaba-se ouvindo:
- Você não foi ainda?
Aí vem a coisa chata: Aonde mesmo que eu estava indo?
Desculpem-me, mas vou ter que fazer uma pausa para concluir aquele xixizinho que comecei há vinte minutos. Agora é por etapas. Se eu me lembrar, eu volto a escrever, tá?

Um comentário:

  1. O velho se foi. Será que vai voltar? Ou será que esqueceu o caminho do ESPIE?

    ResponderExcluir